Diferença Entre Alinhamento e Balanceamento

Diferença Entre Alinhamento e Balanceamento
Diferença Entre Alinhamento e Balanceamento

Apesar dos dois serem totalmente diferentes, a maioria do público não especializado em mecânica confunde os dois termos. Tenha em mente que o pedido errado pode culminar em dinheiro gasto em troca de serviços desnecessários. Nos momento em que os condutores sentem que o veículo está se puxando para algum dos lados, se faz necessário realinhar o veículo para que não aconteçam prejuízos, de maneira geral, no eixo do veículo, algo que pode danificar por completo estrutura veicular.

Por outro lado, quando os carros apresentam barulhos mesmo com velocidades reduzidas, assim como canta o pneu por qualquer manobra, se faz necessário fazer a verificação do balanceamento das rodas. Medida primordial para os condutores que desejam trafegar em veículos seguros.

O alinhamento do veículo serve para que sejam feitos ajustes nos ângulos das rodas para manter as mesmas fixadas ao solo, principalmente quando os motoristas estão em alta velocidade. Em contrapartida, os balanceamentos permitem com que as rodas girem sem provocar alto nível de vibrações em determinadas velocidades.

O balanceamento é importante por causa do conforto proporcionado, não somente na condição, como nos bancos dos passageiros, visto que toda a estrutura do carro fica prejudicada em consequência dos problemas de falta de balanceamento.

Conclusão

Balanceamento e alinhamento são muito mais do que direções livres de trepidações ou volante reto. Este serviço pode ser encontrado com facilidade em qualquer borracharia, sendo que custa barato, principalmente quando levado em conta todos os danos causados em consequência do automóvel usado com mau uso.

Existem diversas causas relacionadas com a necessidade de fazer o alinhamento e balanceamentos dos veículos, sendo que diminuição da reclamação dos condutores relacionada com tremulações ou deslocamentos em diagonais diminui em níveis consideráveis. Os ajustes nos veículos antigos podiam ser feitos de maneira manual em consequência da simplicidade do sistema mecânico. Realize o serviço de revisão somente com profissionais do ramo. Se lembre de que segurança deve estar em primeiro lugar!

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier