ALINHAMENTO

O que os olhos não veem o coração pode não sentir, mas o carro sim. Se você escutar seu carro cantar pneus em velocidade baixa e perceber certa imprecisão no volante, cuidado: seu carro pode estar desalinhado. Por baixo de uma aparente normalidade, pode haver deficiências no contato dos pneus com o piso, com diversas consequências. A alteração pode ter origens diversas. As rodas podem ter batido contra algum buraco ou obstáculo ou, simplesmente, ocorrer devido ao desgaste natural dos componentes da suspensão. Os especialistas recomendam conferir o alinhamento da direção a cada 10 000 km ou na ocorrência de algum incidente que possa causar avarias no veículo, mesmo que, visualmente, esse evento não tenha tido maiores consequências. Muita gente negligencia esse tipo de cuidado porque, como toda manutenção preventiva, o serviço de alinhamento só se revela útil quando deixa de ser feito e surgem os problemas.

Diferença-Entre-Alinhamento-e-Balanceamento

BALANCEAMENTO

balanceamento-de-carro

O objetivo do balanceamento das rodas, como o nome diz, é balancear as massas do conjunto roda e pneu que, por algum motivo, podem estar em desequilíbrio. O primeiro sinal de que a roda está desbalanceada é uma vibração sentida no volante, quando a roda com problemas está no eixo dianteiro, ou no assoalho, no caso do eixo traseiro. Além do desconforto, porque o pneu literalmente pula como se fosse uma bola de basquete, essa vibração compromete a estabilidade e provoca desgaste irregular dos pneus, diminuindo a vida útil dos componentes da suspensão, como amortecedores, buchas e borrachas.

GEOMETRIA ANALÍTICA

Os ajustes permitem que os pneus fiquem em perfeito contato com o piso.

Alinhar a direção significa ajustar três pontos da geometria da suspensão – a suspensão engloba todo o conjunto de molas, amortecedores, braços e também os pneus e componentes do sistema de direção –, que são conhecidos como divergência (ou convergência), câmber (ou cambagem) e cáster. A divergência é a posição das rodas em relação a um plano longitudinal. O câmber é o ângulo formado pela inclinação da roda em relação ao plano vertical. E o cáster é o ângulo formado pelo eixo da direção e pelo plano vertical. Em uma bicicleta, é a inclinação do garfo que cria esse ângulo. O câmber e o cáster, normalmente, só se alteram em razão de acidentes ou avarias, enquanto a divergência muda em decorrência do uso do veículo (acidentes ou avarias também).

Realizando este serviço preventivamente você aumenta a vida útil do seu pneu, evitando que ele se desgaste por estar com o alinhamento/balanceamento incorreto e evita problemas.

.

geometria_analiticageometria_analitica

Higienização de Ar Condicionado

CCINTERIOR

 

Higienização e manutenção

O ar-condicionado automotivo deve passar por uma higienização a cada seis meses. Troca-se o filtro anti-pólen e realiza-se uma limpeza simples no sistema, injetando um produto específico na tubulação do aparelho.

 

Cambagem

O objetivo da cambagem é distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem. Isso evitará que a vida útil do pneu diminua, bem como alterações indesejáveis a direção. Por exemplo, uma cambagem positiva deixa a direção mais solta, leve, como se o carro dançasse, pois elas estão voltadas para fora, o que diminui o desgaste.

cambagem2

Troca de Pneus

pneus

O seu pneu deve ser trocado antes de alcançar a quilometragem indicada pelo fabricante quando a profundidade dos seus sulcos diminuírem a 1,6 milímetros ou menos. Segundo o CONTRAN, Resolução nº. 558/50, os carros que estiverem equipados com pneus com o sulco inferior a 1,6 mm podem ser apreendidos.

O pneu possui indicadores de desgaste, indicados pela sigla TWI, que são saliências de borracha nos seus sulcos. Se o pneu sofre desgastes de forma a atingir tal saliência, torna-se inviável para o uso, devendo ser substituído. Deve ser trocado também se apresentar bolhas ou deformações.

Revisão de Freios

Você precisa de uma revisão nos freios quando as lonas de freio estão gastas e abaixo da espessura mínima aceitável conforme especificado pelo fabricante do veículo. A única maneira de determinar se são necessárias novas lonas, portanto, é inspecionar os freios.

Você também pode precisar de uma revisão de freios se está tendo problemas como “agarrar”, “puxar”, “pedal baixo” ou “suave”, a famosa “vibração” do pedal, “ruído”, etc. ou ainda se algum componente no seu sistema de freio falhou em algum momento.

PASTILHAFREIO

Trabalhamos também com os seguintes serviços:

  • Troca de Rolamentos, Suspensão e Amortecedores;
  • Limpeza de Bico;
  • Sistema de arrefecimento;
  • Troca de Óleo de Freio;
  • Regulagem de válvula;

 

  • Troca de Correia
  • Troca de Embreagem,
  • Troca de Velas e Escapamentos.
  • Injeção Eletrônica.

 

Trocamos óleo de veículos de pequeno, médio e grande porte (carro, ônibus e caminhão), filtros de óleo, ar e combustível e filtro de cabine.